#52 Sobre música
O que já rolou por aqui…
Edição #50 - Sobre dormir bem
Edição #51 - Sobre inteligência
Programa do dia: colocar a sua música favorita, pegar um cafezinho e refletir com a Sofia… Só vem!
Eu sou daquelas que escuta música sempre que dá. No trânsito, dando uma faxina no armário, trabalhando, na fossa…
Cada ocasião com a sua playlist, rs
Sempre achei que esse hábito tinha o poder de melhorar o meu humor e o meu foco quando preciso entregar algo importante no trabalho (nessas ocasiões, inclusive, minha playlist preferida tá aqui).
Acho que meu cérebro já sabe que quando ele começa a escutar essa sequência de músicas é porque o negócio tá feio e ele precisa estar absolutamente focado…
E, ao que parece, estes benefícios da música (que eu já conheço na prática - e que imagino que você também conheça), têm sido cada vez mais comprovados pela ciência.
De acordo com pesquisas, o adolescente médio passa 2,5h por dia ouvindo música, e mais da metade de adultos entre 18 e 29 anos acessa um streaming musical diariamente (em comparação com 24% de todos os adultos).
Mais música, menos stress
Olha só que interessante:
Um estudo feito em 2019 descobriu que estudantes universitários que ouviram música clássica todos os dias durante dois meses reduziram significativamente seus níveis de ansiedade.
Outro estudo analisou a conexão entre música e ansiedade em pessoas que têm medo de altura. Todos os participantes foram colocados em uma simulação de realidade virtual subindo nove andares em um elevador. Um grupo ouviu música durante o experimento e o outro não. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que ouviram música se recuperaram mais rapidamente do estresse da experiência do que aquelas que não ouviram.
Muitas outras análises mostraram que ouvir música pode diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca, que aumentam quando estamos estressadas.
Mas tem uma coisa: para que a música tenha um efeito positivo no nosso corpo, precisamos saber escolher.
Sabe quando estamos na bad e damos play naquelas músicas que fazem a gente ficar ainda mais em posição fetal? Pois é… Pra conseguir mudar o nosso estado mental, temos que buscar por músicas que nos levem para outro lugar.
Ou seja: vai ouvir um reggaeton!
E também existem outras maneiras de utilizarmos a música para melhorar a nossa saúde mental…
#1 Aprendendo a tocar um instrumento
Se você está procurando novos hobbies, aprender um instrumento pode ser uma ótima opção. Escolha algum que você já goste e tenha paciência, sabendo que você vai melhorar aos poucos.
O momento de aprendizado deve ser leve e divertido, apesar de você estar colocando todo o seu cérebro pra jogo, rs. Lembre-se que é apenas um hobbie!
#2 Simplesmente cantando
Já diria o ditado de vó "quem canta, os seus males espanta", né?
Mais música, mais cooperação no trabalho
Não é à toa que quase sempre que você entra em lojas de departamentos, se depara com uma trilha sonora de fundo…
Pesquisas já comprovaram que a música em ambientes de varejo pode agregar valor à experiência de compra, melhorando o humor dos clientes, aumentando o seu engajamento e as chances de uma compra.
Agora, novos estudos têm apontado o seu benefício para funcionários. Em um ambiente com canções alegres, a equipe se torna mais cooperativa e menos egoísta.
Essas descobertas se encaixam com pesquisas semelhantes sobre os efeitos do ritmo e da sincronia, que já mostraram que as pessoas têm maior probabilidade de cooperar umas com as outras depois de caminharem juntas de maneira sincronizada ou cantarem em uníssono. Bacana, né?
Agora, a notícia ruim: os dados de representatividade de mulheres na música são bem tristes 😭
Nunca tinha parado para pensar sobre isso…
Sabia que a participação feminina no mercado musical ainda é super pequena em relação ao espaço ocupado pelos homens?
O relatório O que o Brasil ouve – Edição Mulheres na Música, apresentou um balanço sobre a presença das mulheres nesse mercado e mostrou um crescimento bem discreto nos últimos anos:
Alguns números que chamaram a atenção por aqui:
A base de dados do Ecad - entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas, conta com mais de 4 milhões de titulares pessoas físicas filiados. Desse total, apenas 10% dos titulares filiados são do gênero feminino;
Em 2022, mais de 36 mil mulheres foram cadastradas pelas associações no banco de dados, o que representa 15% de todo o total de novos cadastros adicionados à base de dados no ano;
20% das músicas possuem titulares do gênero feminino em sua autoria;
No top 20 das mais tocadas em 2022, seis músicas contam com mulheres entre os compositores. Apenas 2 canções foram compostas integralmente por mulheres: Presepada - Marília Mendonça e Maraísa; e Todo mundo menos você - Marília Mendonça, Maiara e Maraísa;
A média de apenas 4 mulheres entre os 100 autores com maior rendimento nos últimos cinco anos mostra que o cenário ainda está longe da igualdade.
Que a gente consiga ir mudando essa realidade aos poucos, né?
Bora dar stream na mulherada!
Já tá participando? Essa é a sua chance de ganhar um Novo Kindle 11ª Geração (e ainda nos ajudar a chegar em caixas de entrada de mais amigas!!)
É só clicar aqui, se inscrever e começar a indicar!
A cada 3 amigas indicadas, você ganha 1 cupom para participar do sorteio do Kindle, combinado?
ps: vamos divulgar o resultado com o nome da ganhadora na edição de 20 de Julho.
Pra ver: Você sabe como surgiu o Spotify? Essa série da Netflix mostra como a criação da plataforma revolucionou a indústria da música. Spoiler: no início, ninguém acreditava muito que seria possível existir um streaming legalizado, já que a única referência era o Pirate Bay.
Pra ouvir: Como você viu, a representatividade feminina na música ainda tá caminhando a passos de tartaruga. Nada melhor do que uma playlist só com elas pra darmos aquela força.
Pra ler: Tá achando que só os seres humaninhos são beneficiados com o poder da música? Pois está achando errado… Olha só essa história de oliveiras que são cultivadas ao som de música clássica em Minas Gerais.
💰 Aquele básico estiloso com o desconto que a gente ama
🌸 Tem farmete por aí? A hora de renovar os looks pra aproveitar na próxima estação é agora! Olha esse vestido aqui!
👙 Você também reparou o tanto que sutiã encareceu? Agora só dá pra comprar na promoção, rs. Esse modelo veste bem e tá em um preço agradável!
Ah, só mais uma coisinha….
Na verdade, hoje quero falar de duas campanhas publicitárias, que estão super dentro do tema da news de hoje…
Lud arrasou demais na ação em parceria com o HemoRio, ein? Recorde de doações e mais de 500 bolsas de voluntários recolhidas em apenas 10h de atividade.
O que você achou da campanha da Volks que juntou a Maria Rita e a Elis Regina? Eu fiquei um misto de "meu deus, sensacional, queria ter tido essa ideia, tô arrepiada" e "que bizarro, será que a Elis "de verdade" faria isso? o que ela acharia? estamos perdendo o controle" kkkkkk
Sofia 💅
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.