O que já rolou por aqui…
Edição #48 Sobre preocupações
Edição #49 Sobre o dilema da ambição
Se tem algo melhor que uma boa noite de sono, desconheço!
Dormir deveria ser algo bem fácil pra gente, né? Primeiro, porque obviamente precisamos desse tempo de descanso para conseguir *viver*...
Segundo, porque, aposto que a maioria dos dias é cansativo por aí.
Mas, na prática, não é bem isso que acontece.
Pra muitas de nós, a rotina é passar horas rolando de um lado pro outro da cama tentando - finalmente - cair no sono.
Os dados sobre isso são assustadores:
Uma pesquisa publicada na Sleep Epidemiology e realizada por cientistas da USP e Unifesp pouco antes do início da pandemia mostrou que 65,5% da população relatava ter problemas relacionados ao sono;
Outro estudo, realizado durante a pandemia, pela Associação Brasileira do Sono, constatou que este número havia saltado para 72,7% da população.
Tem noção? Quase ¼ da população brasileira já relatou ter problemas para dormir.
Não achei nenhum dado muito atualizado sobre quantas dessas pessoas tomam algum tipo de remédio para ajudá-las, mas o último dado do IBGE (publicado lááá em 2016), mostrou que 11 milhões de brasileiros (7,6% da população) usavam medicamentos.
Mas por quê tá tão difícil dormir?
Bem… na grande maioria dos casos, quando a insônia surge, é porque tem algum incômodo acontecendo na sua vida…
ORA ORA TEMOS UM SHERLOCK HOLMES AQUI 🗣️
Esse tipo é chamado de insônia situacional. Entre os fatores que podem desencadeá-la podem estar desafios no trabalho, problemas financeiros ou a morte de alguém próximo, por exemplo.
Agora, se essa dificuldade em dormir começa a se manter por muito tempo, falamos que há um fator perpetuador, como não tratar uma depressão ou não cuidar da higiene do sono.
A insônia também pode ter característica genética, conhecida como insônia primária, ou pode acontecer sem nenhuma causa associada, chamada de insônia psicofisiológica.
Nesse caso, ocorre um estresse canalizado para a hora do sono, em que a pessoa qualifica o sono como um momento difícil do seu dia e passa a se preocupar com a hora de dormir, achando que não vai conseguir adormecer.
Alguém se identifica? rs 🤡
Sinais da insônia agindo na sua vida
O senso comum pode até achar que o único sintoma da insônia é a dificuldade em dormir. Mas não é beeem assim…
Na verdade, o primeiro sinal é aquela sensação quase permanente de que você não dormiu bem, sinalizando que o sono não foi reparador.
Algumas outras possibilidades são:
Insônia de iniciação: caracterizada pela demora em pegar no sono ao se deitar, mais comum nas gatas ansiosas.
Insônia de manutenção: aquele sono picado, quando despertamos várias vezes à noite, ou quando acordamos muito mais cedo do que o necessário. Esse tipo é mais comum nos quadros de angústia e depressão.
Nem muito, nem pouco
Um estudo divulgado pela revista JAMA Neurology e conduzido pelo pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Stanford, na Califórnia, Joe Winer, mostrou que os entrevistados que uma curta duração de sono – de 6h ou menos – apresentaram níveis elevados da proteína beta-amiloide, o que aumenta muito o risco de demência.
A comparação foi feita com os participantes que relataram duração do sono ""normal"", definida como de 7h a 8h por noite.
Idosos com sono inadequado também mostraram desempenho de moderado a significativamente pior em testes comumente usados para avaliar habilidades cognitivas, incluindo orientação, atenção, memória, linguagem e habilidades visoespaciais; além de identificação de demência leve.
Por outro lado, dormir muito também foi associado a funções executivas menores, mas sem níveis elevados de beta-amiloide.
Ou seja: o bom mesmo é garantir as famosas 8h diárias, que não tem erro.
Como dormir melhor?
Existem hábitos que podem impactar positiva ou negativamente a sua capacidade de ter um soninho gostoso. Essa matéria da Que Paz tem ótimas dicas!
As 3 preferidas são:
Ir para cama só quando realmente for pra dormir - porque só assim nosso cérebro entende que cama = sono;
Criar uma rotina de relaxamento pré-sono (sem telas, óbvio);
Usar a luz natural de forma inteligente - pra fazer nosso corpo acordar e adormecer.
Gostou das dicas? Bora compartilhar com aquela amiga que tá passando sufoco na hora de dormir! É só encaminhar esse e-mail <3
Chegamos na edição de número 50 (uau) e o nosso Programa de Indicação ainda está rolando…
Essa é a sua chance de ganhar um Novo Kindle 11ª Geração (e ainda nos ajudar a chegar em caixas de entrada de mais amigas!!)
É só clicar aqui, se inscrever e começar a indicar!
A cada 3 amigas indicadas, você ganha 1 cupom para participar do sorteio do Kindle, combinado?
ps: vamos divulgar o resultado com o nome da ganhadora na edição de 20 de Julho.
Pra ver: Esses dias fiquei completamente fascinada pelo documentário Ancient Apocalypse, disponível na Netflix. Nele, o jornalista-odiado-por-arqueólogos Graham Hancock viaja o mundo em busca de indícios de civilizações misteriosas perdidas desde a última Era do Gelo. A única certeza é que a gente não sabe é de nada, rs. Terminei de ver tudo assim ó: 🤯🤯🤯
Pra ouvir: Qualquer podcast com a assinatura da Rádio Novelo é bom demais! Confesso que o preferido por aqui segue sendo Praia dos Ossos, mas a recomendação de hoje é o Rádio Novelo Apresenta pra você "ouvir histórias que nem sabia que precisava ouvir".
Pra ler: Será que estamos perto do Banco Central começar a reduzir as taxas de juros do Brasil? Os economistas seguem divididos sobre os próximos movimentos.
Ah, só mais uma coisinha….
Você também tá com a sensação de que vivemos 50 anos em 5 nessa semana?
Meu Deus, quantos acontecimentos.
Teve submarino desaparecendo, Neymar assumindo uma traição com a mulher grávida (e ainda sendo parabenizado por isso, me poupe), novas humilhações na tentativa de comprar ingresso pro show da Loirinha…
Junho, já pode acabar, viu?
Sofia 💅
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.
Muito legal!