#48 Sobre preocupações
Oie! Só pra avisar que estamos chegando mais cedo na sua caixa de entrada essa semana porque amanhã é feriado! Bom descanso!
O que já rolou por aqui…
Edição #46 Sobre ser feliz
Edição #47 Sobre pedir desculpas (no automático)
Sua preocupação resolve os seus problemas? Pois é…
Então, por que perder a paz?
Dia cheio no trabalho, muita coisa pra resolver, final da semana chegando e o cansaço batendo…
O normal seria deitar na cama e dormir rápido, porque, afinal, tô realmente cansada… mas não é bem isso que tem acontecido.
Mesmo com um ritual de milhões, leia-se colocar a rotina de skincare em dia e borrifar umas gotas de lavanda no travesseiro pra ajudar a relaxar, fico bastante tempo rolando de um lado pro outro da cama.
Meu cérebro simplesmente não consegue desligar e fico me sinto afogada em uma enxurrada de pensamentos acelerados.
Penso em tudo que preciso fazer no dia seguinte (duvido que vou dar conta de riscar 100% da lista), lembro do que já está meio atrasado, penso em milhares de probabilidades pra situações que provavelmente nem vão mesmo acontecer.
E assim vou, em um looping de preocupações, até meu cérebro finalmente se cansar de me cansar, rs.
Bem…Ficar preocupada em níveis normais tem até um propósito. Esse sentimento nos ajuda a processar informações e encontrar soluções, principalmente quando algo inesperado acontece.
Mas o problema é que parece que estamos nos preocupando de um jeito meio errado, ansioso.
Li sobre isso nesse artigo da Oprah Daily e achei que as estratégias que trouxeram para "pararmos de nos preocupar em uma espiral" podem ser úteis para você também:
#1 Reserve um tempo para se preocupar
Sim, é isso mesmo que você leu, rs.
Como se já não bastasse aquela reunião que poderia ter sido um e-mail fazer parte da sua agenda, estamos sugerindo que você tenha um tempo específico para se preocupar.
Pode até parecer meio sem sentido no início, mas já pensou que talvez você fique preocupada o dia inteiro com algumas coisas, simplesmente porque não conseguiu reservar um tempo para pensar exclusivamente nelas e realmente chegar a uma conclusão?
O PhD e psicólogo Ali Mattu recomenda reservar de 5 a 10 minutinhos no início do dia para essa prática.
Uma ótima ideia é pegar uma caneta e anotar tudo o que está te preocupando. Pesquisas mostram que isso te ajuda a se manter concentrada.
#2 Foque totalmente em algo
Quando estamos estressadas, coisas começam a acontecer com o nosso corpo. Mais sangue flui para o hipotálamo do que para o córtex pré-frontal, que lida com o comportamento e o pensamento racionais.
Ou seja: precisamos nos reequilibrar, enviando uma mensagem ao nosso corpo de que tudo está bem pra ele parar de enviar hormônios de estresse e começar a jogar mais mais sangue para o córtex pré-frontal, aommmmm
Uma maneira simples de fazer isso, é focar 100% a sua atenção em algo que você pode controlar: vale uns polichinelos, agachamentos, caminhada, exercícios de respiração, cantar uma música…
O importante é controlar a sua atenção e focar em algo que realmente te absorva até que a onda de stress desapareça.
#3 Pergunte-se o que você precisa agora
A gente tem uma mania meio esquisita de ir deixando algumas preocupações de lado até que elas virem um monstro na nossa cabeça 🤡
O ponto é que é muito melhor ir eliminando cada uma delas de maneira gradual e conhecendo quais podem ser boas "válvulas de escape".
Algumas perguntas que podem te ajudar a focar no momento presente são:
O que eu preciso neste momento?
O que eu preciso depois para me recuperar desse momento?
Alguém pode me ajudar? Se sim, quem?
Ou isso é algo que posso (ou devo) fazer sozinho?
Fato é que nunca vamos parar de nos preocuparmos completamente. E a verdade é que nem deveríamos.
Faz parte da vida, né?
O que precisamos urgente é reconhecer quando as preocupações se transformaram em algo completamente inútil - como naquelas vezes que não conseguimos parar de pensar em um problema que não podemos resolver.
Nenhuma quantidade de preocupação vai fazer você ter aquele retorno que precisa no trabalho mais rápido… Então, meu desejo final é que a gente tenha sabedoria pra reconhecer o quanto cada uma deve ocupar a nossa mente! Amém!
Finalmente ele chegooou! Com o nosso Programa de Indicação, você vai poder recomendar a Sofia pras suas melhores amigas e ainda concorrer a prêmios hihi
Nessa primeira edição, o que vai estar ~em jogo~ é um Kindle (prêmio que vocês mesmo escolheram umas semanas atrás).
Pra participar é só clicar aqui, se inscrever e começar a indicar!
A cada 3 amigas indicadas, você ganha 1 cupom para participar do sorteio do Kindle, combinado?
Pra ver: Nos últimos dias, a Apple lançou o Vision Pro, óculos que mistura o mundo real e o digital de uma maneira muito integrada. Nesse vídeo dá pra começar a entender como a tecnologia vai funcionar e pode revolucionar a maneira como vivemos. Não sei você, mas eu achei bem assustador. 100% Black Mirror, aaaaaa
Pra ouvir: Um duo de irmãs chamado Rising Appalachia que tem músicas ótimas pra deixar o cérebro bem tranquilinho. Por enquanto, a preferida é essa! Daquelas descobertas que deixam o coração quentinho 💓
Pra ler: Viu que têm brasileira fazendo história em um dos torneios de tênis mais importantes do mundo? A Bia Haddad chegou nas semi-finais de Roland Garros. Conquista GIGANTE pro esporte feminino!
Ah, só mais uma coisinha….
A LOIRINHA VEM AÍ! Força, guerreiras, que estarão nos Jogos Vorazes por um ingresso. Instruções importantes para conseguir um bom lugar na fila aqui (se funciona, não sei - mas fazer, eu vou).
ps: se você ainda abriu a aba do nosso programa de indicação, tem alguma coisa errada. Clica aqui e ajuda a gente a fazer esse projeto independente crescer, vai!
Sofia 💅
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.