#46 Sobre ser feliz
O que já rolou por aqui…
Edição #44 Sobre viajar sozinha
Edição #45 Sobre focar nas coisas certas
Um provérbio finlandês para você filosofar por hoje: Onnellisuus on se paikka puuttuvaisuuden ja yltälkylläisyyden välillä
Na tradução, "a felicidade é um lugar que fica entre o pouco e o demasiado".
Se você nos acompanha já há algum tempo, talvez se lembre de que já falamos sobre felicidade por aqui. Mais precisamente em Janeiro, na edição #28 Sobre felicidade.
Acontece que esse assunto é tão fascinante/intrigante que mereceu ocupar espaço em mais uma news.
Tudo começou quando li que a Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo.
Isso mesmo, a Finlândia…
Um país discreto, que quase nunca tá na boca do povo (a não ser pelos vídeos de Aurora Boreal que já devem ter aparecido pra você enquanto rolava o feed do Instagram).
Por esse ser praticamente o único fato que eu sabia sobre a Finlândia, dei um Google.
Fiquei ainda mais curiosa depois que descobri que o verão finlandês mais quente da história aconteceu em 1949, com uma média de 15,7 °C kkkkkkkkk
Se no verão tá assim, imagina no inverno, né?
Pois é…
No inverno, as temperaturas chegam a -20°C, apenas. E como se não bastasse o frio, ainda tem mais: os finlandeses enfrentam longos períodos de escuridão entre novembro e janeiro.
Algumas cidades chegam a ter apenas 1h de luz solar, o que me faz concluir que aparentemente dá pra ser feliz no frio (e sem sol), rs.
O que explica os níveis de felicidade na Finlândia?
Para chegar a conclusão de que a Finlândia é a campeã de felicidade, o estudo levou em conta critérios objetivos, como expectativa de vida, suporte social e ausência de corrupção 🗣️
Além disso, a própria população avaliou os seus níveis de felicidade em uma escala de 0 a 10.
Aqui é bom dizer que os finlandeses parecem estar muito satisfeitos com uma vida que atenda às suas necessidades básicas, sem ostentação ou qualquer luxo a mais.
O modo de vida desse povo é até resumido em um termo, "sisu", que significa algo como "manter-se firme diante das dificuldades, sem queixas".
Ou seja: existe uma grande diferença cultural entre o que é felicidade para uma pessoa que nasceu na Finlândia e outra que nasceu no Brasil. (e a gente pode até se inspirar com isso)
Entre os principais motivos que explicam porque os finlandeses são mais felizes do que os outros povos, estão:
Menor desigualdade de renda (basicamente, a diferença entre o maior e o menor salário do país);
Altos níveis de assistência social;
Liberdade para tomar decisões;
Bons sistemas de saúde e transporte.
Meio óbvio que a desigualdade de renda tem um papel fundamental nos índices de felicidade, mas olha só como dá para tangibilizar melhor olhando pra esse gráfico:
Com a palavra, Frank Martela
Até escrever esse texto, eu obviamente nunca tinha escutado esse nome na vida, mas Frank Martela é um filósofo finlandês que estuda os fundamentos da felicidade.
Durante anos de pesquisa, ele chegou em alguns elementos que podem ser a receita para a felicidade.
#1 Ninguém é igual a ninguém
Um dos pilares da cultura na Finlândia é a falta de comparação - como nação e como indivíduos. Não tem aquele negócio de que a grama do vizinho é mais verde, sabe? Cada pessoa foca no seu corre, e é isso.
#2 Sem ostentação
Ele diz que "Sucesso na Finlândia é ser igual a todo mundo". O prefeito vai de bike pro trabalho e o minimalismo é um dos fundamentos da estética.
#3 O simples é apreciado
Para 87% dos finlandeses, a natureza proporciona paz de espírito, energia e relaxamento. Isso explica porque boa parte deles reserva uma parte do seu tempo livre para visitar os bosques locais.
#4 Galerinha honesta
Em 2022, um experimento testou a honestidade dos cidadãos, derrubando carteiras em cidades ao redor do mundo. Em Helsinque, capital da Finlândia, 11 de 12 foram devolvidas. Pesquisas mostram que quanto mais alto o nível de confiança entre a população, maior é a felicidade local.
Diante de tudo isso, que a gente se inspire para buscar uma vida mais feliz, dando valor ao que já conquistou :)
_____
Texto baseado no Relatório Global sobre a Felicidade e nesse conteúdo do The Summer Hunter.
Só a sua opinião importa…
Tem uma super novidade vindo por aí e queremos a sua ajuda!
Já estamos chegando em 50 edições e achamos que é o momento de fazer com que a Sofia seja lida por cada vez mais mulheres.
E é claro que queremos contar com você, que já é nossa leitora, nessa missão de espalhar a palavra por aí…
Pra te dar aquele incentivo, muito em breve vamos lançar um programa de indicação e queremos saber o que você gostaria de ganhar 💅
Seu voto é super importante e pra registrarmos, é só você clicar no nome do seu prêmio preferido.
O que você mais gostaria de ganhar?
Pra ver: Se tem alguém que sabe viver o momento presente, desfrutando da maior felicidade (e adrenalina) do mundo, são os surfistas de ondas gigantes. A segunda temporada de 100 Foot Wave, que mostra a rotina de quem entra no mar de Nazaré, em Portugal, tá chegando ao fim. (Entre os surfistas, você provavelmente vai reconhecer Pedro Scooby e Lucas Chumbo)
Pra ouvir: Que tal dar uma olhada nessa lista com os 100 podcasts mais populares do momento pra escolher o seu?
Pra ler: A endorfina é um neuro-hormônio que contribui para a nossa sensação de prazer e felicidade. Se quiser se aprofundar em como ela funciona pra poder falar o "ENDORFINADA" com mais propriedade, é só clicar aqui.
Ei, se ainda não votou no seu prêmio favorito, vota, por favor! <3
Ah, só mais uma coisinha….
Esperando pra ver qual vai ser a startup brasileira que vai copiar essa ideia maravilhosa…
Sofia 💅
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.