#53 Sobre muita informação
O que já rolou por aqui…
Edição #52 - Sobre música
Edição #51 - Sobre inteligência
Começando a Sofia de hoje de um jeito diferente, com recado importante:
Já tá participando? Essa é a sua última chance de ganhar um Novo Kindle 11ª Geração (e ainda nos ajudar a chegar em caixas de entrada de mais amigas!!)
É só clicar aqui, se inscrever e começar a indicar!
A cada 3 amigas indicadas, você ganha 1 cupom para participar do sorteio do Kindle, combinado?
ps: vamos divulgar o resultado com o nome da ganhadora na edição de 20 de Julho.
"O excesso de informação nos desinforma do que realmente importa."
Não encontrei o(a) autor(a), mas achei forte - e a mais pura verdade! Reflita! rs
Semana passada todas as pessoas com um celular na mão foram impactadas pelo surgimento de uma nova rede social.
De repente, um tão de Threads virou assunto em todos os outros lugares: no Instagram, no Twitter e por aí vai…
Não à toa, ele alcançou a marca de mais de 100 milhões de usuários em apenas 5 dias. Pra você ter uma ideia desse "fenômeno", vale dar uma comparada nesses dados:
Mas será que ele veio pra ficar ou é só um fogo de palha à lá Clubhouse? Sinceramente, não sei… não dá pra saber e só o tempo dirá.
Por enquanto, tudo ainda é novidade e precisamos esperar para saber se a rede social se sustenta quando o assunto não for mais a sua criação.
O que eu já sei é que precisamos urgente de parar de criar redes sociais kkkkkkkcrying
Pelo amor de Deus, gente. Ninguém aguenta mais administrar 5246 perfis além da própria vida (que já dá bastante trabalho, convenhamos, rs).
Sem contar o excesso de conteúdo que tem tomado conta do nosso dia a dia. Redes sociais, notícias, e-mails, mensagens... É informação que não acaba e estímulos demais!
Quantas vezes você pegou o celular pra dar uma olhadinha rápida no Instagram e acabou rolando o feed por mais tempo do que pretendia? (E mesmo assim não foi capaz de consumir nem uma fração mínima do conteúdo disponível por lá, que doideira, rs).
Mas o pior disso tudo é que essa avalanche de informações tem nos levado à exaustão mental.
Nosso cérebro não foi projetado para processar tantos estímulos de uma vez só… É como se estivéssemos tentando encher um copo que já está transbordando.
Acabamos nos sentindo cansadas, ansiosas e até mesmo sobrecarregadas.
Estudos têm comprovado que o excesso de conteúdo é mesmo prejudicial
Na prática, já dava pra perceber, né? Mas grandes universidades têm se dedicado a pesquisas sobre esse assunto e os resultados têm sido cada vez mais conclusivos:
Uma pesquisa da Universidade de Stanford revelou que o cérebro humano tem um limite para processar informações. Quando ultrapassamos esse limite, começamos a ter dificuldade em absorver novos conhecimentos e até mesmo em tomar decisões. Ou seja, aquela sensação de ficar perdida diante de tantas opções não é só coisa da nossa cabeça, tá? Já foi cientificamente comprovado!
Outro estudo, conduzido pela Universidade de Harvard, mostrou que o excesso de estímulos pode levar ao esgotamento mental e diminuir nossa capacidade de concentração. Quando estamos constantemente expostas a informações e distrações, fica difícil manter o foco e realizar nossas tarefas com eficiência. Isso explica muita coisa, né?
A Universidade de Columbia também fez uma pesquisa sobre a influência das redes sociais em nosso bem-estar. Descobriu-se que o tempo excessivo gasto nas redes está associado a sintomas de ansiedade, depressão e baixa autoestima. Essas plataformas são projetadas para nos manter conectadas e consumindo conteúdo sem parar, o que pode ser prejudicial para nossa saúde mental.
Pra não chegar nesse ponto de ficar #exaustah, algumas mudanças na rotina podem ajudar:
#1 Estabelecer limites: defina momentos específicos do dia pra ficar conectada e consumir conteúdo. Não precisa estar o tempo todo online, viu? Reserve um tempinho offline para descansar a mente. Leia um livro, faça uma caminhada, ou simplesmente aproveite o silêncio. Isso faz tanta diferença que nem sei!
#2 Filtre o que você consome: se você ainda não fez um detox nas suas redes sociais, tá na hora! Olhe todas as contas que você segue e repense se o follow continua fazendo sentido para a sua vida. Se não, desapegue sem dó! Bora seguir só quem faz a gente feliz!
#3 Lembre-se que é impossível acompanhar tudo: o medo de "ficar de fora" pode nos fazer entrar naquela nóia de achar que precisamos saber de tudo sempre. Mas isso é só uma pressão que a gente mesmo cria 🤡 Tá tudo bem não saber qual música é a nova trend do Tik Tok! Muito mais importante que isso é você descobrir o que realmente é prioridade na sua vida para focar a sua energia e o seu tempo.
Fato é que todas estamos juntas nessa batalha contra o excesso de informações e estímulos. Cada uma com seus limites e preferências!
Por aqui, seguimos firmes, fortes e sem criar um perfil no Threads kkkkk
Pra ver: Demorei, mas finalmente fui conquistada por Ted Lasso, série da Apple. Bem levinha e ótima pra passar tempo!
Pra ouvir: Episódio bem interessante do "Bom dia, Obvious", sobre a "fúria millenial e a geração Z".
Pra ler: A Bia, da newsletter Bits to Brands, sempre tem reflexões incríveis sobre conteúdo, marcas e tecnologia. As últimas edições foram especialmente incríveis, abordando alguns temas do momento, como o comercial da Volks "com a Elis Regina" e o próprio lançamento do Threads. Recomendamos demais!
Ah, só mais uma coisinha….
ESSA É A ÚLTIMA SEMANA DO NOSSO PROGRAMA DE INDICAÇÃO, EIN!
Se ainda não está participando clica aqui pra começar!
Além de ajudar a gente nesse projeto, ainda tá valendo um Kindle <3
Sofia 💅
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.