#11 Sobre alma gêmea e atração
O que já rolou por aqui…
Edição #9 - Sobre abundância e escassez
Edição 10 - Sobre ambição
Seja bem vinda, primavera! Deixe a alegria chegar e aprecie a beleza que mora no caminho!
Apesar de não existir nenhuma definição científica pra "alma gêmea", pelo menos uma vez na vida você já deve ter tido a sensação de "hmmm, parece que te conheço de algum lugar"...
O papo flui, as afinidades parecem não ter fim, tudo bate - seja em um relacionamento romântico ou com aquela amiga que deu liga de cara, estamos bem familiarizadas com esse conceito.
Desde os tempos dos desenhos da Disney, diga-se de passagem 🗣️
Mas o que nem todo mundo sabe é que cada vez mais estudos têm apoiado a teoria de que biologicamente isso faz todo o sentido!
Ao que tudo indica, nós nascemos com ligações cerebrais que nos fazem acreditar que algumas pessoas são mais especiais que outras. Evoluímos para que tivéssemos a capacidade de reconhecer e "escolher" alguém no meio da multidão.
Olha que romântico, rs 🥰
Basicamente, pela maneira que nosso cérebro está conectado, somos os únicos do reino animal capazes de criar relacionamentos de longo prazo.
Quem chega mais perto de ter um neurocircuito parecido com o nosso é um roedor chamado arganaz da pradaria.
Quando um arganaz da pradaria encontra outro, eles acasalam uma vez, e é isso. Eles se juntam e seguem um ao outro em todos os lugares #felizesparasempre
O interessante é que existem ratazanas muito semelhantes, mas que são adeptas do "não sou de ninguém, eu tô na pista pra negócio" haha
Por isso, as diferenças nos cérebros desses dois roedores se tornaram uma maneira clássica de estudar a biologia da monogamia e da atração.
E se pararmos pra pensar, vemos essa variação na força do vínculo criado em humanos também. Algumas pessoas têm mais tendência em cuidar (seriam as cancerianas? rs) enquanto outras são mais desapegadas.
E aí, você tá de qual lado?
#TimeArganaz #TimeRatazana
ps: os zoólogos Dieter Lukas e Tim Clutton-Brock, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, examinaram a estrutura social de 2.545 espécies de mamíferos, e descobriram que menos de 9% são socialmente monogâmicas 😱
As leis da atração
As perguntas de milhões estão aqui:
Como uma conexão praticamente imediata acontece?
Por que somos atraídos por algumas pessoas e não por outras?
Bem… existem muitas teorias psicológicas que não são apoiadas pela ciência (alô alô Freud), mas biologicamente, já conseguimos algumas explicações…
Algumas pesquisas em neurociência mostram que para os roedores que são monogâmicos, é o cheiro que une.
Pra nós, muito provavelmente é sobre cheiro e visão.
Temos um sistema visual muito desenvolvido, e não dá pra negar que a aparência importa - Tinder, Happn e Bumble não me deixam mentir, rs
Um ponto interessante aqui é que o padrão de beleza ideal varia muito de acordo com a cultura de cada lugar.
Em um experimento chamado Perceptions of Perfection, designers de 18 países foram convidados para editar a foto de uma mesma mulher.
A regra era uma só: que a versão Photoshopada refletisse o "corpo ideal e padrão" do seu país. Olha só alguns dos resultados:
Mas sabia que aparentemente existe algo tão forte quanto a aparência que não percebemos tão facilmente na hora do flerte? O cheiro “natural” da outra pessoa.
Biologicamente falando, existem alguns que são reconfortantes para nós e podem até ajudar a manter os relacionamentos.
Do jeito mais animal possível, nós olhamos para alguém, cheiramos, e ele simplesmente faz sentido (pode ser o cheirinho do crush ou da BFF).
BFFs são um tipo de alma gêmea…
E aquelas migas com quem você teve uma afinidade imediata provavelmente têm padrões cerebrais bem parecidos com os seus… E adivinha só: um estudo recente descobriu que elas também têm um cheiro muito similar.
Na pesquisa, os cientistas escolheram 20 grupos de amigos e coletaram amostras de odor corporal pedindo que vestissem a mesma camiseta por alguns dias.
Os cientistas usaram um nariz eletrônico para determinar a impressão digital química do cheiro de cada pessoa, comparando amigos próximos e pares de estranhos aleatórios.
Foi assim que descobriram que as assinaturas químicas de quem deu match instantaneamente eram significativamente mais semelhantes do que as pessoas reunidas aleatoriamente.
Doideira, né?
Sim, você pode ter mais de uma alma gêmea
Se conectar com alguém que te entende e faz a sua vida mais feliz é incrível… mas perder uma pessoa assim gera um processo desafiador de luto, que pode levar tempo pra superar.
Apesar disso, essa capacidade que temos de tornar alguém especial é infinita – nosso cérebro pode fazer isso de novo, de novo e de novo.
Meio esperançoso, e meio assustador ao mesmo tempo… Mas com a biologia e com a ciência não tem como discutir!
Só resta desejar que você encontre muitas almas gêmeas nessa vida, pois é #gostosodemais se apaixonar e também ter um monte de BFFs…
Pra ver: Falando em alma gêmea e atração, saíram os novos episódios da última temporada americana de Love is Blind.
Pra ouvir: Uma playlist de música instrumental que te ajuda a manter o foco no trabalho!
Pra ler: Na semana em que a Cláudia Raia anunciou a sua gravidez aos 55 anos, este artigo da Exame discute se a vida profissional das mulheres tem prazo de validade.
O terceiro Mercúrio Retrógrado do ano veio aí e acaba só em 10 de Outubro.
E como a reputação do mais famoso trânsito astrológico não é lá muito boa, separamos algumas dicas para você colocar em prática durante os próximos dias:
Ao invés de dar papo pro "oi, sumida", aproveite o retorno do passado para retomar a leitura de um livro, rever uma amiga ou estudar de novo algo que goste;
Tenha mais paciência e jogo de cintura com os assuntos do dia a dia! Falhas de comunicação, de sistemas ou de eletrônicos ficam mais comuns;
Redobre a atenção no trabalho, porque a retrogradação aumenta a distração (a playlist aí de cima pode te ajudar!);
Se puder, espere até Mercúrio ficar direto, no dia 2 de outubro, para fazer compras importantes, assinar contratos, contratar pessoas ou tomar decisões significativas, isso pode evitar retrabalhos.
Pra saber mais sobre essa temporada de Mercúrio Retrógrado, é só clicar aqui!
Ah, só mais uma coisinha….
E vamos de spoiler…
Semana que vem teremos uma convidada super especial na Sofia!
A Ana Clara é Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e produz conteúdo no perfil @ser.amo (que inclusive super recomendamos!).
Na nossa próxima edição, ela vai assinar o artigo da Curandoria 💜
Corre no Instagram porque já tem dicas de qual será o tema…
Sofia 💅🏻
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.