#14 Sobre tudo ser urgente
O que já rolou por aqui…
Edição #13 - Sobre rivalidade feminina
Edição #12 - Sobre o medo de ser sozinha para sempre
Se tudo é prioridade, nada é prioridade. Uma frase simples, que pode ter um impacto gigante na sua vida, se for levada à sério!
Quem nunca se sentiu pressionada a responder um WhatsApp com a máxima rapidez porque viu o tique ficar azul ou quis falar para a colega de trabalho que aquela demanda podia esperar, que atire a primeira pedra…
Fato é que as mil tecnologias que surgiram nos últimos tempos, nos deixaram cada vez mais conectadas, aceleradas e mudaram a nossa relação com o tempo.
Se antes precisávamos de meses para nos comunicar com alguém do outro lado do mundo, enviando uma carta, agora, um áudio de 3min resolve. E chega instantaneamente.
Parando pra pensar nos fatos, essa evolução deveria (ou poderia) ter significado que teríamos uma vida menos acelerada e "urgente", concorda?
Resolvemos os problemas do trabalho muito mais rápido com a ajuda da Inteligência Artificial ou do Google. Somos capazes de fazer qualquer reunião sem sair de casa e em qualquer hora do dia. Podemos aprender quase tudo o que quisermos com um tutorial no Youtube.
Mas o ser humano é tão peculiar que ao invés de aproveitar tudo isso para o seu próprio bem estar, parece ter acontecido justamente o contrário.
Sempre queremos dar conta de tudo e de mais um pouco, cada vez mais rápido. Em um ciclo meio sem fim…
De repente, não existem mais aquelas coisas que "dão pra fazer com calma" e tudo é "pra ontem".
Experimenta ficar um dia inteiro sem responder as pessoas do seu WhatsApp… Elas podem até achar que aconteceu alguma coisa com você, rs.
E nessa vida acelerada, vamos seguindo no piloto automático, tentando lidar com as demandas que chegam pra gente todos os dias e testando os nossos próprios limites...
O verdadeiro significado de urgente
Se formos brincar de colocar a palavra urgente-no-seu-sentido-literal em diferentes contextos, ela com certeza cabe em alguns, do tipo:
A casa está pegando fogo! Liga para um bombeiro urgente!
Minha esposa entrou em trabalho de parto, vamos para o hospital urgente!
Vai acontecer um terremoto e é necessário que todos saiam das suas casas urgentemente!
Em comparação, o urgente-no-seu-sentido-literal não dá match com algumas outras demandas como 1) A resposta para aquela mensagem que é uma pergunta banal sobre o seu dia ou 2) O novo projeto da empresa que caiu de paraquedas na sua vida e claramente não é uma prioridade.
A verdade é que, em algum momento, a gente ressignificou o urgente. Um combinado meio silencioso que todo mundo só começou a seguir sem nem entender as consequências.
Como se tivéssemos apertado o "concordo" sem nem ler as regras, sabe?
A arte de saber priorizar
Em meio ao #caos que o seu dia e a sua rotina podem se tornar, é mesmo um desafio ter clareza do que realmente é urgente e importante. Não julgo!
Mas bora encontrar algumas soluções?
Com a Matriz de Eisenhower, você consegue ter mais visibilidade do que precisa fazer, entendendo como priorizar as tarefas de acordo com quatro quadrantes:
• Importante e urgente
• Importante, mas não urgente
• Urgente, mas não importante
• Não urgente, não importante
Pra ficar mais fácil:
Essa é só uma das técnicas que podem ser usadas por você! Talvez ela seja a mais conhecida, mas existem outras, como a Matriz GUT e a Matriz Rice.
Se quiser ser um pouco mais #moderna, o Notion tem ganhado muitas adeptas quando o quesito é organização e produtividade. Por meio de frameworks 100% personalizáveis, você pode visualizar todos os aspectos que quiser da sua rotina.
Escolha as suas urgências
Se tem uma coisa que une os habitantes do planeta Terra é que o dia de absolutamente todo mundo tem 24h, mas apesar disso, quase sempre eu tenho a sensação de que a gente se esquece de que o nosso tempo é um recurso finito.
Isso significa que bem provavelmente podemos não dar conta de fazer tudo o que queremos:
Atividade física 3x por semana, aprender a tocar um instrumento ou melhorar o inglês, deixar a casa limpinha, resolver toda lista de BOs do trabalho, terminar de ler o livro que começou há meses, ter tempo para amigos, família e mozão… E por aí vai!
Só que na grande maioria das vezes, não somos nós que somos improdutivas… Simplesmente, é muita coisa pra caber no tempo que a gente tem.
Quem foi o coach (rs) que falou que tudo isso caberia em 24h? Porque, mesmo que a gente ainda teime, não cabe - pelo menos não de um jeito sustentável e duradouro.
E me parece que quanto mais cedo entendermos isso, melhor será a nossa capacidade em tomar decisões e saber o que priorizar.
Quais urgências queremos escolher pras nossas vidas?
(Eu sei que muitas vezes não vai ser tão simples e vamos ter que lidar com o que aparecer, faz parte da vida.)
A sugestão aqui é outra: é a de ter como regra se guiar pelas SUAS urgências e não pelas que o mundo insiste em querer te descer goela abaixo. É ser mais intencional e crítica na hora de definir se tal coisa é mesmo urgente e importante.
É questionar ao invés de só tocar o barco. É parar de se entubar com mil pensamentos por dia de "preciso resolver isso pra ontem", quando lá no fundo, você sabe que nem tudo é realmente "pra ontem".
Então, fica o convite para que a pergunta "Isso é realmente urgente?" seja uma constante na sua vida. Juntas, pelo fim da banalização do urgente!
Pra ver: a Roda da Vida é uma ferramenta visual que pode te ajudar muito a entender o que priorizar em cada momento. Ela te leva a um processo de análise e reflexão, mapeando cada uma das áreas da sua vida. Nesse site, você consegue visualizar tudo de maneira bem clara pra tentar buscar o seu equilíbrio!
Pra ouvir: "Onde foi parar a minha energia?" - esse é o novo episódio do podcast "Pra dar nome às coisas", que tem boas reflexões sobre o que realmente importa.
Pra ler: a Associação dos Sem Carisma é uma news que merece ser aclamada. Por lá, você vai encontrar leitura fácil e crônicas que retratam um cotidiano que poderia ser de qualquer uma de nós!
Who run the world? Girlssss!
A Escola de Liderança, plataforma de conteúdos da Fundação Estudar, convidou mulheres que são referência no mercado para discutirem a importância da criação de espaços de desenvolvimento de liderança feminina e te inspirarem a chegar lá.
Entre as convidadas, estão Flávia Faugeres, que já foi CEO da BRF e VP Global de Marketing do Burguer King Brasil, e Hosana Gomes, uma ativista que representa o nosso país pelo mundo!
O evento “Mulheres & Liderança” acontece no dia 20/10 às 19h (horário de Brasília) e é 100% online e gratuito. Clique aqui para se inscrever!
Ah, só mais uma coisinha….
Falando em evento, a Lu, da Miolo Digital, te convida pra relembrar os tempos de brincadeira de criança nesse evento que acontece no domingo (16/10). Aposto que você nunca viu nada igual!
ps: a Sofia nasceu com a ajuda do trabalho de facilitação dela e indicamos demais!
Sofia 💅🏻
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.