Oie! Desculpa o atrasooo! Tivemos alguns probleminhas técnicos essa semana, mas #sextou com Sofia! Pegue o seu café (ou cervejinha) e boa leitura!
O que já rolou por aqui…
Edição #52 - Sobre música
Edição #53 - Sobre muita informação
Não sei como eu sei, só sei que eu sei…. Fez sentido por aí? rs
É fato que quando aprendemos a reconhecer e a confiar na nossa intuição, a vida fica melhor, rs
A gente tem mais segurança pra tomar decisões difíceis, sai de ciladas com mais facilidade e rapidez, e por aí vai…
Pode até parecer meio místico dizer isso, mas quando a gente para pra prestar atenção, parece tão óbvio que a intuição existe justamente pra ser um instrumento pra nos ajudar diariamente...
Quem nunca teve aquela sensação de "ai, eu devia ter ouvido a minha intuição" ou "aff, sabia que eu tava certa", né?
O ponto é que no meio do dia a dia e diante de todos os estímulos que recebemos, conseguir parar e escutar a nossa "voz interior" pode ser um desafio.
Mas afinal, o que é a intuição?
Bom, ela é como uma corrente elétrica que percorre o nosso corpo, e nos dá uma sensação ou percepção que não vem do nosso raciocínio lógico, mas de um lugar mais profundo.
Algumas pesquisas, como as realizadas por Gary Klein, psicólogo e autor renomado, mostram que a intuição é resultado da experiência acumulada em determinados assuntos ou áreas.
Já um outro estudo, da Universidade de Northwestern, liderado pelo professor Joel Pearson, teve como objetivo entender melhor o processo da intuição e como ela se manifesta no nosso cérebro.
Para isso, eles realizaram experimentos utilizando a ressonância magnética funcional (fMRI) para analisar a atividade cerebral enquanto os participantes tomavam decisões intuitivas.
Os resultados foram surpreendentes!
Os pesquisadores descobriram que a intuição está associada à atividade no córtex parietal do cérebro. Essa região é responsável por processar informações sensoriais e integrar diferentes aspectos da percepção.
Durante o estudo, os participantes foram submetidos a tarefas que envolviam tomar decisões rápidas e intuitivas, e os pesquisadores notaram que o córtex parietal ficou altamente ativo nesses momentos.
Isso sugere que a intuição pode ser uma forma de processamento mental que acontece em um nível mais automático e subconsciente.
Os cientistas também observaram que, quando os participantes seguiam sua intuição e tomavam decisões baseadas nesses insights, suas escolhas geralmente eram mais precisas e assertivas.
Os resultados mostram a utilidade da intuição em situações em que o raciocínio lógico pode ser mais lento ou insuficiente para tomar uma decisão rápida 👀
Da próxima vez que sua intuição falar, pode confiar nela com um pouco mais de embasamento científico, tá? kkkkkk
Agora, tem uma coisa (muito importante)...
Como podemos diferenciar intuição de paranóia/ansiedade?
Sim, a linha parece ser bem fininha, bem pitica mesmo hehe
A nossa mente pode sim nos pregar peças e confundir essas duas coisas. E é justamente por isso que precisamos aprender a reconhecer o que é cada coisa.
A paranóia geralmente é baseada no medo, na ansiedade, em pensar sempre no pior cenário possível. Já a intuição é uma sensação mais calma, uma certeza tranquila que nos guia para as melhores decisões, olha só:
Aprender a se conectar com a intuição é um exercício diário, mas algumas dicas podem ajudar:
Pratique a escuta interior: Tire um tempinho para ficar em silêncio e ouvir seus próprios pensamentos. Isso vai te ajudar a entender os seus padrões!
Anote os insights: Isso ajuda a fortalecer a conexão com sua intuição e também a lembrar das percepções importantes.
Preste atenção aos sinais do corpo: Nossa intuição muitas vezes se manifesta através de sensações físicas. Preste atenção a como seu corpo reage a diferentes situações e pessoas. É aquela coisa: energia não mente!
Além disso, acredite na sua capacidade de tomar decisões, porque quanto mais confiança você depositar em sua intuição, mais forte ela vai se tornar.
Ahhh, e lembra que (infelizmente) não tem fórmula mágica, tá? Não vamos acertar tudo 100% das vezes e tá tudo bem! rs
Nosso primeiro Programa de Indicação chegou ao fim e agradecemos todas as participantes pela ajuda!!!
Agora, estamos chegando em ainda mais caixas de entrada <3
Fizemos o sorteio por aqui e já temos uma ganhadora do Kindle! O e-mail vencedor é da gra*******ima@yahoo.com.br.
Vamos entrar em contato para combinar o envio do Kindle pra você! hihihi
Pra ver: Como o tema de hoje foi meio místico-pra-além-da-razão, lembrei desse documentário da Netflix. As histórias são bem impactantes.
Pra ouvir: Pra quem quer entender um pouco mais sobre investimentos e finanças, recomendamos o podcast "Uma horinha sobre Grana", ele é bem direto ao ponto, com uma linguagem super simples! Pena que não tem episódios com muita frequência 🙁
Pra ler: Só pra não falar que ficamos totalmente de fora do hype da Barbie, aqui você pode descobrir qual versão combina mais com o seu signo, rs.
Ah, só mais uma coisinha….
Pra quem quiser se aprofundar no tema da Sofia de hoje, sobre intuição, insights e coisa e tal, esse TED Talks é uma ótima opção!
Sofia 💅
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.
Eu atrasei para ler bem a news que anuncia que eu sou a ganhadora, meldels!!! Tô tão feliz, obrigada ♥
Sobre a intuição, assisti um doc no Prime que fala sobre, se chama O Poder da Intuição. Fiquei encantada com a história que conta sobre os navegantes, que através de intuição e percepções de sons, cheiros entre outras sensibilidades, exploravam os oceanos em busca de novas terras, em épocas que não podíamos contar com aparelhagem eletrônica.
Ameii esse tema! Uma vez vi uma aula do Daniel Kahneman, psicologo e autor do livro "Rapido e Devagar: duas formas de pensar", e apesar de nao ser o tema central do livro, ele fala um pouco sobre oq vc fala no texto.. de como nossas intuicoes normalmente sao aprendizados e experiencias que acumulamos ao longo da vida.. e de que como a paranoia ta associada a esses sintomas como ansiedade e etc