#7 Sobre dizer não
O que já rolou por aqui…
Edição #6 - Sobre salários e mulheres incríveis
Edição #5 - Sobre demissões e Beyoncé
👋 Oie! Seja bem-vinda a mais uma edição da Sofia, uma newsletter gratuita e semanal sobre o universo feminino. Por aqui, falamos de Saúde Mental, Entretenimento, Negócios, Moda e Beleza… Toda quinta, lá pelas 13h, publicamos uma nova edição e para não perder as próximas, te convido a assiná-la 👇
Você é a única pessoa do mundo que pode ter total controle do que faz com o seu tempo. Lembre-se disso!
Você é convidada para um barzinho quando, na verdade, só quer ficar debaixo das cobertas…
Aquele colega de trabalho te pede pra resolver algo que tá fora do seu escopo: um "favorzinho", daqueles que ninguém quer fazer…
O que essas duas situações têm em comum?
Em ambas, um sonoro NÃO estava ecoando na sua cabeça. Mas, sabe-se lá porque, você acabou dizendo SIM.
Parecia a única palavra possível. Inevitável.
Seja na vida pessoal ou no trabalho, constantemente nos deparamos com situações assim: queremos dizer não, mas acabamos dizendo sim.
Esses dias, a Sabrina Sato falou sobre a sua dificuldade em dizer não. Criada por uma avó japonesa, ela diz que "foi educada para falar sim, sorrir e ser agradável" e exemplifica várias situações que, com certeza, você também vai se identificar.
Por que será que é tão difícil dizer não?
A psicóloga social Vanessa Bohns, Universidade de Cornell, estuda sobre influência e em sua pesquisa, descobriu algo curioso:
“Muitas pessoas concordam com coisas – mesmo com aquelas que prefeririam não fazer – simplesmente para evitar o desconforto considerável de dizer ‘não’”.
Isso quer dizer que todas as pessoas de um grupo podem, na verdade, não querer "ir para o happy hour", mas elas vão mesmo assim, só para não terem que falar não.
O nome desse comportamento é Paradoxo de Abilene.
Neste paradoxo, um indivíduo toma uma decisão baseando-se na suposição de que um grupo vai agir de uma certa forma, contrariando a sua própria vontade.
O que acontece é que se todos tiverem a mesma atitude, ninguém vai fazer o que realmente quer.
Além do Paradoxo de Abilene, em uma série de estudos publicados em 2014, descobriu-se que, quando questionadas, muitas pessoas concordavam em cometer atos antiéticos, como contar uma mentira ou vandalizar um livro – mesmo quando achavam que esses atos eram percebidos como errados.
Doideira, né… Sabe por que isso acontece?
Somos criaturas sociais e não tem como negar que queremos "fazer parte do rebanho" e, também, preservar nossos relacionamentos. Não queremos decepcionar um amigo, magoar alguém ou sermos vistas como "difíceis".
Mas será mesmo que dizer não vai ter esses resultados?
Como diria Lumena nos tempos de BBB 21, precisamos ressignificar a jornada do não.
Dizer não pode ser uma das suas melhores formas de autocuidado, porque:
cria espaço nas nossas agendas para descansar e recarregar;
permite que a gente se envolva com atividades que realmente fazem sentido;
faz com que nossos limites estejam claros.
Resumindo: o simples fato de começar a colocar o "não" em seu vocabulário, te dá a exata noção de que você é realmente dona do seu tempo e da sua vida. Que tem poder de escolha e é a única pessoa do mundo que conhece as suas demandas mais íntimas.
Pra te ajudar a fazer com que esse caminho seja mais suave, separamos algumas dicas para aprender a arte do não.
E se prepara, porque esse é um caminho sem volta!
1. "Não sou obrigada!"
Um dos maiores desafios para dizer não é lidar com o sentimento de obrigação.
Muitas vezes sentimos dizer sim é nossa responsabilidade e que esse é o único cenário possível. Questione-se sobre as suas crenças e reflita para conseguir identificar quais são as situações em que você realmente tem uma obrigação.
Você vai se surpreender com a quantidade!
2. Resista ao medo de perder algo
A Síndrome de FOMO (“fear of missing out” - que na tradução significa "medo de ficar de fora") é um dos males da nossa geração, amplificado pelas redes sociais.
A verdade é que temos medo de perder alguma coisa legal ou uma boa oportunidade.
"E se a festa for muito boa?"
"E se eu tiver outra chance de fazer meu nome no trabalho?"
Será que você está dizendo sim porque quer ou por causa do FOMO?
3. Você não precisa responder na hora
Quando recebemos um pedido, temos mania de concordar imediatamente, quase que instintivamente. Pode ser algo que até faz sentido no início ou que você já aceitou alguma vez.
Mas a cada nova demanda, dê a si mesmo um pouco de tempo para refletir se você realmente tem tempo ou pode fazer a tarefa corretamente.
É muito melhor fazer isso e dar uma resposta consciente do que ir no automático e depois se arrepender, concorda?
Inclusive, no livro Essencialismo, o autor Greg McKeown diz que tudo que não for um SIM ÓBVIO, é um não.
Radical, mas pode te ajudar a balizar algumas tomadas de decisão, principalmente, quando estiver colocando o hábito de dizer não na sua rotina.
Bora colocar em prática e compartilhar essas dicas com outras amigas? É só clicar aqui e mandar direto no WhatsApp!
Falando em pertencimento e sobre como somos muito mais influenciáveis do que podemos imaginar, no reality The Push, o ilusionista Derren Brown cria experimentos sociais ousados para demonstrar como a manipulação pode levar uma pessoa normal a cometer um assassinato (porque não conseguiu dizer não em diferentes níveis). Se for mesmo real, é bizarro.
Mudando de assunto, porque somos dessas, descobri que a Forbes tem um site voltado só para mulheres. Ótimo conteúdo para quem busca oportunidades e tendências do mundo corporativo, quer conhecer histórias de mulheres inspiradoras e novas iniciativas femininas!
O perfil @amtvquedeucerto vai te dar uma experiência nostálgica absolutamente perfeita. Prepare-se para ficar horas rolando o feed, relembrando o Beija Sapo aka Tinder dos Anos 2000 e as músicas do Disk MTV. Só clássico!
🏃🏾♀️ Esperta mesmo é quem tem visão de longo prazo e compra peças de verão durante o inverno para aproveitar as promoções, rs. Se for uma peça fitness então… Tá de parabéns! Separamos essa bermuda da Track & Field pra você dar uma olhada.
💁🏻♀️ O shampoo para cabelo oleoso que enviamos em uma das edições passadas foi aclamado, então, voltamos com outra opção: esse shampoo purificante em barra. O site tem 15% de desconto na primeira compra!
👠 Pra dar conta do stress do dia a dia sem ter rugas, só com muita vitamina C. Já conhece a da Principia? Aproveita que tá com frete grátis!
Sofia 💅🏻
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.