O que já rolou por aqui…
Edição #22 - Sobre procrastinação
Edição #23 - Sobre sentir raiva
Oie! Antes de tudo, queria te avisar que essa é a última Sofia do nosso primeiro ano de existência! Foi uma alegria compartilhar com cada uma de vocês e terminamos 2022 com a sensação de que muito mais está por vir… Obrigada por fazer parte disso e até 2023!
(Enquanto ele não chega, vamos amar se você responder esse e-mail falando sobre o que gostaria de ver por aqui ou só dando aquele oi mesmo!)
"Sabe o que falta na sua vida? Você se apaixonar pelo imprevisível."
Quem tá falando não sou eu, mas a LENDA YOUTUBER JOUT JOUT, a maior e melhor. O vídeo foi postado na virada de 2018 pra 2019 mas continua mais atual do que nunca… e na falta de novos, a gente se contenta com o que já tá no ar, não é mesmo?
24 edições depois, chegamos ao fim de um ciclo… um ciclo muito importante pra Sofia, diga-se de passagem, afinal, esse projeto nasceu em 2022.
Mais precisamente em 14 de Julho, quando a primeira edição chegou na caixa de entrada de umas 100 pessoas - que eram próximas de uma de nós.
Quando falo de "uma de nós", tô falando da Lets ou da Mari, que resolveram criar uma newsletter juntas pra compartilhar uns pensamentos que poderiam fazer sentido pro universo feminino.
O início desse projeto, começou como qualquer outro. Era só uma ideia.
Uma conversa de "ah, seria legal fazer isso, né?" depois de uma reunião de trabalho, uma vontade de fazer algo diferente…
Sei que você também já deve ter sentido isso por aí também, né?
A verdade mesmo é que o mais fácil teria sido deixar isso pra lá, no "seria legal fazer…", que é tipo aquele "vamos marcar de encontrar" que nunca sai do papel.
Nós duas já tínhamos outras carreiras e chegando nos 30, a impressão é de que o senso de priorização começa a bater mais forte.
Investir tempo em um novo projeto significa tirar tempo de algum outro lugar.
E o tempo não anda sobrando tanto assim…
Também não é fácil começar algo "do nada". Vivemos todos esses dramas e poréns de quem tá naquela fase com muita vontade de tirar um projeto pessoal que ainda não existe do papel.
Mas conseguimos passar por todos eles pra fazer a Sofia nascer.
Pode ter sido pelo alinhamento dos astros, pela nossa afinidade ou pelo match do que queríamos oferecer pro mundo ou
Só sei que simplesmente deu certo. De um jeito simples.
Sofia nasceu filha de duas mães. Quase de 4, na verdade.
Quando nossas ideias ainda estavam bem confusas sobre o que seria esse espaço, a Luisa da Miolo Digital foi essencial, conduzindo um processo de criação que nos trouxe clareza e insights que só poderíamos ter tido com ela.
Tudo começou com um quadro no Notion, que eventualmente se transformou nisso:
Mas e se a sua melhor amiga escrevesse uma newsletter especialmente pra você? Como ela seria?
A Sofia nasceu no momento em que nós começamos a responder essa pergunta.
De mulher para mulher, nosso conteúdo é produzido pra te fazer ser melhor.
Pra ser uns minutinhos de paz no meio daquela semana corrida. Pra te trazer reflexões e te fazer sair do piloto automático. Pra te acolher (e dar uns tapas na cara de vez em quando, rs). Também é pra ser leve e te fazer rir de vez em quando.
Já a Nath, designer perfeita que era amiga de uma amiga, conseguiu transmitir tudo o que a gente queria em uma identidade visual que ficou melhor do que a gente mesmo esperava.
E desde que colocamos a Sofia no mundo, muitas coisas incríveis já aconteceram…
Recebemos uns feedbacks que deixaram nossos corações quentinhos:
Tentamos fingir costume quando fomos indicadas na newsletter da Bia, a Bits To Brands, uma das nossas maiores inspirações:
Fomos repostadas e ganhamos uns biscoitos de mulheres incríveis:
Também trouxemos outra mulher pro time, a Rê, que comanda o Instagram da Sofia e nos ajuda com várias outras coisinhas do dia a dia.
Ahhh, e já participamos dos Festivais hypados do mundo do marketing 😂😂😂
Enfim, foram alegrias demaisss pra só meio ano de existência e deixamos aqui o nosso agradecimento pra todo mundo que fez parte disso hehe
Pra você, que também tem um projeto pessoal pra tirar do papel, aproveite a energia de ano novo que tá vindo!
Algumas coisas que aprendemos até aqui e que podem te ajudar:
#1 Comece com o que você tem
Muitas vezes a gente fica esperando o cenário perfeito pra finalmente executar aquela ideia que tá na cabeça há anos. Mas a verdade é que a "hora certa" provavelmente nunca vai chegar.
Por isso, comece como você pode e com o que tem. Usando o nosso exemplo: idealmente, gostaríamos de chegar na caixa de entrada de vocês pelo menos 2x na semana, mas por enquanto, não conseguimos dar conta dessa demanda.
Tudo bem ir crescendo aos poucos e devagarinho!
#2 Busque ajuda
Tá agarrada por que não sabe nada de redes sociais? Por que não consegue colocar o que está na sua cabeça no papel? Por que não sabe como abrir um CNPJ e tem dificuldade com burocracias?
Procure ajuda… De amigas, amigas das amigas, conhecidas ou um vídeo gratuito no YouTube, que seja… Às vezes pode parecer que você tá sozinha, mas a verdade é que tem um monte de mulher por aí querendo ajudar outras a crescer!
A Mari fez a Masterclass da Bits do Brand, por exemplo, e mais do que conhecimento, também ganhou conexões que fizeram toda a diferença pra gente.
Inclusive, se você tem uma ideia que quer tirar do papel mas não sabe como e tem um pé atrás com essa coisa de ter o seu próprio negócio, a gente tá disponível pra bater um papo!
É só preencher aqui indicando o seu interesse e aguardar a nossa mensagem (que vai chegar no ano que vem, tá? Só alinhando expectativas rsrsrs)
#3 Desapegue dos resultados
Entenda que no início os resultados demoram mesmo a aparecer e não são tão grandes quanto o seu ego ou ansiedade gostariam. Cada pequena conquista deve ser celebrada.
E pra esclarecer: quando eu falo pra "desapegar dos resultados" não tô querendo dizer que metas não são importantes… Longe disso.
Minha ideia é que quando você desapega dos resultados mas tem um plano claro do que precisa ser feito e acredita no processo, eles sempre chegam como consequência.
É por isso que você precisa se apaixonar pela caminhada… não só por onde quer chegar! Plante tomates e você vai colher tomates rs
#4 Mais importante que motivação, é disciplina pra ter consistência
Todo mundo tem dias e dias. Em uns, você tá o orgulho do Coach, explodindo de tanta energia pra fazer acontecer… mas em outros, dá vontade e largar tudo e ir pra praia vender miçangas. É normal!
Nós somos cíclicas e o quanto antes soubermos lidar com isso, menor vai ser o sofrimento rs
A gente vive em uma cultura que não valoriza tanto a disciplina e a consistência, mas pode acreditar que são elas que irão fazer o seu negócio evoluir.
Às vezes temos que fazer as coisas mesmo sem vontade. Empreender também é sobre isso.
As edições queridinhas de 2022
#6 Sobre salários e mulheres incríveis - preferida da Mari
#15 Sobre o medo do sucesso - preferida da Lets
#13 Sobre rivalidade feminina - preferida da Mari e da Lets: uma colab perfeita com as sócias do @fundaocult
Pra ver: Estreou a nova temporada nova de Emily in Paris. Quem tava com saudade?
Pra ouvir: Um podcast que é super nossa cara! Um Milkshake chamado Wanda tem notícias, fofocas e muito bom-humor. Ele é tão nossa cara que tem episódio novo toda quinta-feira, lá pelas 13h (13h17, pra ser mais exata).
Pra ler: Já fez uma retrospectiva de tudo o que você conquistou este ano? Este artigo dá dicas de como nós podemos celebrar mais nossas conquistas profissionais, mas vale para todas as esferas da vida.
Ah, só mais uma coisinha….
No momento em que essa news está sendo escrita, somos 975 assinantes… Se organizar direitinho eu acredito que dá pra chegar em 1000 até a virada do ano, ein?
Sem querer abusar mas já abusando, ajuda a gente? É só clicar aqui e compartilhar a Sofia com uma amiga, sem ciúmes :)
Sofia 💅🏻
Sua melhor amiga, na sua caixa de entrada. Somos uma newsletter gratuita e semanal, que fala sobre tudo que faz parte do universo feminino. Temos um encontro marcado sempre lá pelas 13h, nas quintas.
Perfeitas sempre <3